G-20: Bolsonaro não participa de debate sobre clima e Trump ataca acordos – 22/11/2020


O presidente Jair Bolsonaro não participa do evento paralelo do G-20 sobre mudanças climáticas. Neste domingo, os organizadores da cúpula realizaram um encontro virtual para debater emissões e temas relacionados com o meio ambiente.

No sábado, o brasileiro tampouco tinha participado de um evento promovido pelo G-20 para debater a questão da pandemia a uma resposta global.

Neste domingo, o evento foi aberto pelo rei saudita, Salman bin Abdulaziz Al-Saud, que defendeu a implementar de uma “economia circular”. “Precisamos criar condições de economias mais sustentáveis”, disse. “Proteger o planeta é crítico”, disse o monarca, pedindo “metas ambientais ambiciosas”.

Um dos destaques do encontro foi o duro ataque promovido por Donald Trump contra o Acordo de Paris. Segundo o presidente derrotado, ele retirou os EUA do pacto do clima para “proteger os trabalhadores americanos”. Para ele, o Acordo de Paris é “injusto” e não foi criado para salvar o mundo. “Mas para destruir os EUA”.

Xi Jinping, presidente da China, adotou um tom radicalmente diferente, pedindo proteção ao planeta e prometendo reduzir emissões com metas claras até 2060. Pequim falou no conceito de uma “segurança ecológica global” e insistiu sobre o compromisso de atingir as metas do Acordo de Paris.

Xi insiste que o mundo precisa trabalha por uma transição para energias limpas e prometeu investimentos em indústrias verdes. O chinês, porém, insiste que tal estratégia precisa ser adotado de forma coordenada pelo mundo.

Narendra Modi, o primeiro-ministro indiano, afirmou que está comprometido com Acordo de Paris e que metas estão sendo superadas. Segundo ele, a cobertura florestal do país aumenta e população de tigres e leões sofre um incremento.

Scott Morrison, primeiro-ministro australiano, foi outro que insistiu sobre a questão ambiental, principalmente da situação marítima. Ele, assim como outros, usou a reunião para mostrar o compromisso com a redução de emissões e o Acordo de Paris.



Essa Noticias Apareceu Primeiro em UOL Noticias

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
radio gospel vidaa.com