Chuva e ventos derrubam árvores e deixam 525 mil casas sem energia no PR – 30/06/2020


As chuvas e os ventos fortes de mais de 100 km/h que atingiram o estado do Paraná hoje provocaram quedas de árvores e deixaram centenas de milhares de casas sem energia elétrica. Segundo o governo estadual, foram 525 mil domicílios afetados na soma de Curitiba, cidades da Região Metropolitana, e o litoral paranaense. Só na capital, foram 193 mil, 30% dos clientes da Copel na cidade.

O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) informou em seu site que houve relatos de descargas elétricas com as chuvas fortes no Paraná. O órgão apontou ventos de 118 km/h na cidade de Laranjeiras do Sul. Em outros locais, a média ficou entre 60 km/h e 100 km/h.

A região Sul do Brasil passou hoje por um “ciclone bomba” que pode mudar o clima também no Sudeste nos próximos dias. Segundo a prefeitura de Curitiba, a capital paranaense registrou, até as 19h (horário de Brasília), um total de 406 solicitações de ocorrências com quedas de árvores ou galhos em vias públicas e terrenos particulares.

A administração municipal disponibilizou o número de telefone 156 para os moradores que queiram comunicar ocorrências desse tipo. Também é possível fazer contato pelo site da Central de Atendimento ao Cidadão ou por meio de aplicativo.

Apesar dos problemas, a prefeitura da capital também informou que não houve registro de feridos, pessoas desalojadas ou desabrigadas por causa do tempo.

Nas redes sociais, internautas registraram vídeos do momento da chegada dos ventos a Curitiba, flagrando a queda de árvores e os problemas causados pela mudança de tempo.

Segundo o governo estadual, foram 100 imóveis danificados pela tempestade em Nova Prata do Iguaçu, cidade que registrou 40 pessoas desalojadas, além de afetar outras 400. Em Foz do Iguaçu, foram mais 100 residências, afetando 800 pessoas. Houve ainda 12 desabrigados em Palmas, onde os temporais danificaram 50 residências.

A passagem do ciclone pelou Sul já causou a morte de quatro pessoas, sendo três em Santa Catarina e uma no Rio Grande do Sul.





Essa Noticias Apareceu Primeiro em UOL Noticias

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
radio gospel vidaa.com